Cérebro aprende inglês
11/04/2022

O QUE ACONTECE NO PROCESSO DE APRENDIZADO DE UM NOVO IDIOMA? ENTENDA COMO O SEU CÉREBRO APRENDE INGLÊS.

Saiba mais sobre as formas de processamento do cérebro e use sempre que precisar dominar o inglês com mais facilidade.

O cérebro humano é um dos processadores mais poderosos do mundo. Ele é capaz de processar as informações recebidas, analisá-las com base em uma vida inteira de experiência e as apresentar para nós em menos de 1 segundo. Nem o computador mais avançado do mundo é capaz de simular o processamento do cérebro humano!

Mas, você já parou para pensar como o cérebro aprende? O que acontece nesse processo de aprendizado pelo qual todos nós passamos? 

Nosso cérebro é dividido em dois hemisférios: direito e esquerdo. A língua materna de uma pessoa é armazenada no hemisfério esquerdo, responsáveis pela articulação da fala e pela compreensão da linguagem escrita e oral.

No entanto, para pessoas que aprendem um segundo idioma, esse aprendizado não se limita a um lado do cérebro, na verdade, há uma troca de informações entre os hemisférios. Isso acontece porque precisamos ativar diferentes áreas do cérebro para ter acesso aos diferentes elementos que compõem um idioma: gramática, fonemas, ortografia.

Pesquisas apontam que as conexões cerebrais costumam se aprofundar e se interconectam formando unidades funcionais, cujo papel fundamental é coordenar e manter as funções cerebrais em rede como: ler, escrever, pensar, perceber sons/estímulos visuais, entender símbolos, perceber a face de alguém etc.

Assim, a forma mais eficaz de aprender uma nova língua é partir de algo que já conhecemos e construir uma ponte para o novo conhecimento. Plataformas de ensino como a Carnegie Speech se baseiam nesta metodologia chamada de Análise Linguística Contrastiva; parte do que sabemos do Português e cria uma ponte para o Inglês.

Também é importante lembrar que os estímulos são importantes para o nosso desenvolvimento cerebral e para apreendermos novos conhecimentos, como um novo idioma. Uma técnica bastante utilizada chama-se Spaced Repetition: o conhecimento é apresentado de formas diferentes com uma consistência pré-determinada o reforçando e o solidificando como aprendizado.

Se você quer aprimorar ainda mais o seu inglês com uma metodologia comprovada cientificamente, com programas que usam Inteligência Artificial, Machine Learning e Reconhecimento de Voz, vale a pena conferir nossas soluções de aprendizado de inglês. Acesse nosso, clique aqui.